10 curiosidades sobre o Café

Publicado: 25/05/2017

10 curiosidades sobre o café

O café é uma das bebidas mais consumidas do mundo e uma das mais antigas também, por isso, tem muitas curiosidades que envolve o café.


Confira a nossa lista:


1-    A primeira infusão de café registrada foi no ano 1000, tornando o café uma bebida, o seu consumo era usado para fins medicinais. A bebida como conhecemos hoje foi registrada em meados de 1480.

2-    A primeira cafeteria do mundo foi aberta em Constantinopla no ano de 1945 e se chamava Kiva Han.

3-    O café que chegou ao Brasil no século XVIII, proveniente da ilha Martinica que pertenciam à França. Segundo a tradição, o produto foi contrabandeado pelo português Franscisco de Mello Palheta que seduziu a esposa do governador da ilha com intuito de conquistar o produto.

4-    Existem muitas formas de preparar Café. No Japão ele é servido gelado. Na França, misturado com chicória. No Oriente Médio e na África recebe pitadas de canela, alho ou gengibre. Na Itália pode ter tiras de limão. Na Grécia é servido com um copo de água gelada. Na Alemanha é adoçado com leite condensado ou chantilly, enquanto na Suíça é batizado com Kirsch,um tipo de licor.

5-    O Brasil se tornou o maior exportador de café em 1860, quando produziu 26 milhões de sacas.

6-     A diferença entre as variedades Arábica e Robusta está no DNA. Cafés de variedades arábicas possuem 44 cromossomos e os cafés de variedades robustas, 22 cromossomos.

7-     Os maiores produtores de cafés no mundo são: Brasil, Vietnam, Colômbia e México. Cafés também são produzidos no Havaí, Costa Rica, Guatemala, Jamaica, Etiópia (onde as árvores de café são vegetação nativa), Quênia, Iêmen e Indonésia.

8-    Cafemancia é a adivinhação do futuro através das borras de café

9-    Baristas são pessoas especializadas em preparar café.

10- O café espresso tem sua invenção atribuída ai milanês Luigi Bezzera em 1901 mas o termo “espresso” surgiu por volta de 1946 com a comercialização das máquinas do inventor Achille Gaggia e a população desde processo de extração do café. 




Deu  até vontade de beber aquele Café Espresso delicioso não é verdade?




Voltar

Cadastre-se e receba nossas novidades!