Harmonização de café com queijo

Publicado: 13/04/2017

Harmonização de café com queijo

Existem várias formas de harmonização com café, por exemplo, leite, doces, bolos e o mais inusitado o queijo.
É uma surpresa que o queijo combine com o café, mas se parar para pensar não é tão estranho quanto a primeira impressão, o queijo nada mais é que o leite em outra forma e sabemos como o leite casa certinho com o café.

Para harmonizar o café com o queijo é preciso ter uma noção do gosto de cada um e entender se os gostos são similares, ou seja, a combinação dos elementos/ingredientes com características parecidas afim de equilibrar ou intensificar o sabor dos dois ou se tem contraste que  é quando as características dos dois se opõe e a combinação visa destacar um sabor especial ou equilibrar os gostos mais fortes a junção dos dois resulta em uma terceira experiência no paladar.




















O especialista em queijos Francisco Assis de Oliveira explica que a intensidade dos dois é muito importante. Se combinarmos um café encorpado e um queijo mais fraco, a harmonização fica comprometida, o mais forte sempre vai mascarar o menos intenso. A escolha do queijo e do café precisam ser selecionados para que a experiência seja surpreendente.

Uma das dicas é harmonizar o café 100% arábica com o queijo gorgonzola, os dois sabores se completam gerando uma experiência incrível, a dica é morder o queijo, sentir o sabor e ele derretendo na boca e depois tomar um gole de café, você vai sentir o café se incorporando ao sabor do queijo e você vai se surpreender.

 

Fonte: Mexido de ideias. 

Voltar

Cadastre-se e receba nossas novidades!