Receita: St. Patricks Day

Publicado: 17/03/2016


Conheça o "Carnaval Irlandes" e veja nossa receita especial para este dia.
Você já deve ter ouvido falar a respeito do Saint Patricks’s Day, certo? Na Irlanda, para os íntimos, o dia é chamado também de Paddy’s Day, e no Brasil, você também vai ouvir falar a respeito do Dia de São Patrício. Tanto faz o nome: o que importa é que a festa é uma só.
Para você entender bem o tamanho da coisa, a comparação é simples: o Dia de São Patrício é como se fosse o Carnaval da Irlanda – a primeira semelhança entre as duas festas se dá pela comemoração. O Paddy’s Day, oficialmente, é hoje, dia 17 de março, mas a festa está acontecendo há alguns dias e, se depender da animação do irlandês, não vai acabar hoje, não.

História
São Patrício é o padroeiro da Irlanda, e a festa que dura quase uma semana acontece em homenagem a ele – teoricamente, foi no dia 17 de março que ele morreu. Na Terra das Esmeraldas, alguns “causos” relacionados aos milagres do santo incluem até mesmo a expulsão de todas as cobras do país. E aí está uma verdade: não existe cobra na Irlanda!
São Patrício foi um bispo nascido em 387. Conhecido por catequizar muitos irlandeses, costumava usar o trevo de três folhas para explicar o que era a Santíssima Trindade. O símbolo é profundamente ligado à cultura irlandesa, muito católica e também bastante supersticiosa até os dias de hoje. Do trevo veio também a cor verde, que representa o país.

Comemoração
As festas em homenagem ao santo ficaram mundialmente conhecidas e hoje são cada vez mais replicadas em várias cidades do mundo. Na Irlanda, a concentração maior acontece na capital Dublin, embora Belfast, capital da Irlanda do Norte, também festeje a data.
O Dia de São Patrício, além de uma comemoração católica, é também uma representação concreta da cultura irlandesa, que se orgulha de suas bebidas – a cerveja Guinness é a principal representante, mas a Irlanda produz também o uísque Jameson, a cidra Bulmers e o licorBaileys.

Culturalmente falando, a Irlanda conta também com artistas extremamente talentosos, que se apresentam pelas ruas de todos os cantos da cidade. A comida típica de lá, incluindo itens como feijão com molho de tomate, muita batata, peixe frito e chouriço, é reverenciada durante os dias da festa. As cores da bandeira irlandesa – verde, branco e laranja – são estampadas nos rostos de nativos e visitantes, além, é claro, de ser a preferência na hora de escolher roupas e acessórios.
Em Dia de São Patrício, a Irlanda fica ainda mais verde. Ainda mais feliz. Ainda mais bonita. As ruas da cidade ficam lotadas de pessoas durante todo o dia, e as músicas celtas que representam o povo irlandês ecoam em todo e qualquer pub. Nas principais ruas do centro de Dublin, como a O`connell Street, desfiles atraem multidões. O Dia de São Patrício é, sem dúvida, o Carnaval irlandês, o momento de festa de um povo extremamente de bem com a vida e muito hospitaleiro – a Irlanda é terra onde todo e qualquer estrangeiro vai ser sempre muito bem-recebido.

Em todo o mundo
As comemorações se tornaram tão populares que, no dia 17 de março, a Irlanda não é o único país a ficar verde. Muitos são os lugares que fazem festa também. Da Alemanha ao Japão, fazendo escala nos EUA, na Austrália e até mesmo na vizinha Argentina – todos entram no clima. No Brasil? Tem festa também, é claro!
Aqui muitos bares típicos irlandeses, ou mesmo os estabelecimentos comuns, não se esquecem da data. As comemorações incluem a venda de camisetas, chapéus, óculos e até mesmo uma cerveja verde – coisa de quem é de fora, já que na Irlanda tudo é verde, menos a cerveja, que é sempre escura!
Alguns países iluminam construções e prédios famosos com luz verde em homenagem ao padroeiro irlandês. No Canadá, até as águas da Niágara Falls ficaram verdes este ano!
Créditos: megacurioso.com.br

Agora que você já conhece melhor a história dessa festança, que tal aprender a fazer um delicioso drink inspirado na cultura Irlandesa?

Irish Egg Nog
Ingredientes:
  • 1 gema de ovo
  • 30ml de xarope 1883 Irish Cream
  • 50ml de Irish Whiskey
  • 120ml de leite vaporizado com canela
  • Cacau em pó
  • Avelãs triturada
Modo de Preparo:
  • Cubra a borda de uma caneca de leite (resistente à calor) com cacau em pó e avelâs trituradas;
  • Despeje a gema de ovo e o xarope, agite bem. Em seguida adicione o whiskey.
  • Vaporize o leite com um pau de canela e despeje na caneca;
  • Misture bem todos os ingredientes e depois cubra com a espuma do leite.
  • Decore com caneca e chocolate ralado.





Voltar

Cadastre-se e receba nossas novidades!